Como a esquiva reforça a ansiedade
Quando você tem uma situação que te traz ansiedade e desconforto, como fazer uma apresentação ou sair com alguém e você escolhe desmarcar ou fugir, você está fazendo o que nós psicólogo chamamos de esquiva!
E qual o problema com a esquiva?
Ela é o motivo que leva alguém que tem ansiedade ficar cada vez mais ansioso com o passar do tempo
Se toda vez que você sente ansiedade você foge daquela sensação desconfortável, tudo que você consegue é diminuir a sua ansiedade no momento (curto prazo) mas aumentar ela logo depois (longo prazo).
Toda vez que você evita uma situação, que você esquiva, você se torna mais fraco contra a ansiedade. É como se você dissesse para si mesmo: “É isso aí parceiro, ainda bem que você conseguiu escapar, poderia ter sido pior do que esperávamos”
Ansiedade é algo que deve ser temido?
E é por isso que você que tem ansiedade, deveria entender que a ansiedade não deve ser algo que te impeça de seguir, mas sim, é aquilo que você deve enfrentar pouco a pouco, pois quando você enfrenta, você diz a si mesmo “Ok, não foi tão ruim assim” e na próxima vez vai ser ainda mais fácil!
Fuga e esquiva não são a mesma coisa, na verdade a esquiva surge de situações onde você já fugiu alguma vez. Por exemplo, se você já deu aquele jeitinho de fugir de um “Date” que te trouxe ansiedade ou desconforto, é provável que você, ao invés de precisar fugir, agora passe a nem entrar mais nesse tipo de situação, ou seja, você vai passar a esquivar de qualquer situação parecida com a primeira que você fugiu.
Quanto mais você esquiva, quanto mais evita situações que te deixam nervoso e ansioso, mais você aumenta a ansiedade, mais você aumenta o seu medo dessas situações.
Então se tu faz isso com o plano de diminuir a sua ansiedade, o Psi aqui tem uma má notícia, você só tá se dando mais ansiedade!